top of page
  • Foto do escritorRenata Ruiz

Como começar a estudar o tarot

Contei já como foi o meu primeiro contato com o tarot, mas isso não quis dizer que eu ja sai jogando, fazendo tiragens para mim e para os outros. Isso levou um tempo. Como contei neste post, eu só fui retomar o meu contato muito tempo depois de ter comprado meu primeiro baralho de tarot. Devido a este lapso de tempo, resolvi escrever este post com base em um livro que comprei, melhor, a um livro que veio junto com um tarot que eu comprei.


A primeira coisa, o primeiro passo, é ter as cartas do tarot com você. Segundo a autora Janet Berres, ela fala que alguns estudiosos dizem que o primeiro passo para começar a estudar o tarot é ganhar um baralho. Mas aí está um problema: como alguém vai te dar um baralho de tarot, ainda mais se ela não sabe se você tem esta intenção? Ou ainda mais quando algumas pessoas tem preconceito. E este presente pode demorar um tempo, e você vai ficar esperando? Acredito que não, o ideal é dar um primeiro passo e ir em busca do que você quer, ou seja, compre o que mais te agrada, o que você mais gosta.

Pode até ser um pouco complicado, mas vou abordar depois, alguns que eu gosto e uso e outros que existem. Mas escolha aquele que você se identifica, as figuras são agradáveis para você e que você possa entender, depois de um estudo, o que cada carta significa.


Depois, você precisa estudar o significado das cartas. Isto pode levar um tempo, pois são 22 cartas dos Arcanos Maiores e 56 dos Arcanos Menores. Mas não tente memorizar tudo de uma vez, não saia lendo tudo. Leia e estude conforme seu tempo. Posso dizer que estou há 7 meses estudando intensamente e, mesmo assim, continuo estudando. Por isto acabei criando este blog para expor o que estudo.


Um método para estudar as cartas é este: encontre um local tranquilo, que você se identifique, e tire uma carta por vez, olhe atentamente as figuras e veja o que elas dizem para você, o que as imagens significam e o que elas passam para você. Depois de completar este exercício, pegue um livro (normalmente quando você compra um baralho sempre um acompanha), e veja a explicação que o autor dá para aquelas cartas. Comece com os Arcanos Maiores. Assim que você estiver confiante nestas 22 cartas, passe para os Arcanos Menores.


Depois de ler este primeiro livro, principalmente se for este que acompanha as suas cartas, eu indico que estude bastante, cada vez mais. Busque por outros autores e outros métodos para você a cada dia se familiarizar com as cartas. Procure na internet sites especializados e vídeos também, eles ajudam bastante.


Faça cursos também, sejam online ou presenciais. Eu mesma fiz três cursos antes de me aventurar a ler e a escrever este blog. Agora posso dizer que estou mais segura e confiante ao ler as cartas. Em breve, eu posto a minha primeira leitura.


Uma coisa que eu aprendi que o tarot é estudo, muito estudo. Você nunca para de estudar. Por isto que eu gostei.




1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page