top of page
  • Foto do escritorRenata Ruiz

Os Arcanos Maiores

Como eu já havia comentado, este blog tem o objetivo mostrar como eu aprendi e como eu venho aprendendo a jogar tarot, e falar dar cartas era mais do que esperado e necessário.


Tive esta ideia vendo alguns blogs e também escutando um podcast que gosto muito, o Tarot Bites. Ela está fazendo uma série falando de cada carta e gostei muito de como ela vem explicando. Por isto, resolvi fazer uma tradução livre e também vou acrescentar um pouco do livro que acompanha o meu tarot.


Não vou nem comentar que durante este ano de estudo eu acabei fazendo uma big apostila, mas vou começar a falar das cartas a partir destas duas referências, senão eu vou ficar maluca. Quando eu acabar esta série, eu começo outra, fazendo referência a outros autores. Então vamos lá:


Os Arcanos Maiores




São também chamados de segredos ocultos que caracterizam a base de nossa vida, toda a nossa energia. As cartas simbolizam nossas questões mais básicas, nosso mundo interior e motivações subliminares. Permeiam toda a humanidade, e elas provocam reações profundas e complexas em nós. Estas cartas mostram as possibilidades das mudanças psicológicas e as grandes revelações da personalidade humana, durante o percurso de sua vida.


Estas 22 cartas tem o poder de estimular reações complexas em cada um de nós, permitindo melhorar a nossa capacidade de auto desenvolvimento. Representam influências arquetípicas e qualidade que agem tanto na sociedade, como também aspectos psicológicos conscientes e inconscientes em nós mesmos.


Vou começar por onde iniciei os meus estudos, por isso, para alguns a numeração pode estar um pouco diferente, como nas cartas da Justiça e da Força, assim como o início que para mim é o Mago, que é a carta número 1 e não o Louco, que para mim seria última carta.


Então vamos a jornada das 22 cartas:


Mago é o desejo, a Papisa é a intuição, a criatividade pertence a Imperatriz, deixando a razão para o Imperador. Em seguida temos a tradição no Papa ou Hierofante e a escolha com os Enamorados, que segue com o triunfo do Carro e o equilíbrio da Justiça.A contemplação vem com o Eremita que determina as mudanças da Roda da Fortuna. Com os altos e baixos vem a determinação da Força, como reflexo das aspirações. Os sacrifícios vem com o Enforcado e o fim com a Morte. Pode ser um grande desafio reconciliar e harmonizar com a Temperança o lado material do Diabo e também com a destruição e as mudanças externas da Torre, que ainda fazem manter a esperança com a Estrela. Algumas dúvidas e motivações inconscientes aparecem com a Lua que assombram mas levam a reconhecer o brilho do Sol. Grandes reavaliações com o Julgamento culminam com a recompensa do Mundo. No fim deste caminho do tarot, voltamos ao início com a inocência e o desconhecido do Louco, prestes a embarcar em uma nova viagem. E a espiral da vida continua, porque nada é imutável, pois temos o crescimento e a evolução para perseguir, a fim de tornarmos mais experientes e sábios.


Nos próximos posts vou publicando o significado de cada Arcano. Acompanhe!

4 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page